Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Conheça os Benefícios do Morango


O morango é fonte abundante de vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e ainda fortalece os dentes e ossos. Possui antocianina (substancia que dá sua cor) e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose.
Os morangos têm cultivo acentuado entre fevereiro e a primavera, chegando à feira de frutas com melhor sabor e perfume. Existem mais de 600 variedades cultivadas da fruta, que diferem no sabor, tamanho e textura. Além das que são cultivadas pelo homem existem os morangos selvagens, que crescem espontaneamente, têm sabor intenso e pequeno porte.

Benefícios do Morango

  • Excelente fonte de vitamina C e manganês;
  • Rico em Omega-3, vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio;
  • Contém vários açúcares, incluindo frutose e principalmente levulose;
  • Elimina toxinas do corpo, assim, pode ser considerada uma fruta depurativa;
  • Alcaliniza o sangue e reforça a imunidade;
  • Pode ser considerado diurético e laxativo, por suas propriedades laxantes encontradas nas fibras e sais minerais, estimulando o intestino;
  • Possui pouco valor calórico (5 morangos de tamanho médio têm cerca de 24 calorias);
  • Protege contra a artrite reumatoide (por ser rico em vitamina C);
  • A fruta está no topo de uma lista de oito alimentos ligados à diminuição das taxas de mortes pela doença Cancro.
  • Possui fisestina (substancia que estimula o cérebro e melhora a memória);
  • Contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica para mulheres.
  • É rico em fibras e melhora as funções intestinais.
Benefícios do Morango

Qual a melhor forma de consumir o morango?

O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Evite cortar ou triturá-lo. Ao entrar em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do morango se perdem. Se você for tomá-lo sob a forma de suco, opte por bebê-lo imediatamente, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde. Prefira cozinhar ao vapor.
A dica é consumir morangos orgânicos. Caso não seja possível, é importante lavar bem, pois o morango é uma das frutas com grande quantidade de agrotóxicos.

Em que casos o morango não é indicado?

Apesar de todos os benefícios que o alimento apresenta para a saúde, existem casos em que seu consumo precisa ser controlado:
Pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins. Devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais, a ingestão deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista.
Portadores de distúrbios intestinais, como a diverticulose. Por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango causa irritação no intestino e piora quadros de pacientes que sofrem com este tipo de problema.

E você, gosta de morango?

Fonte: Beleza e Saúde

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Alho e Cebola - Uma dupla perfeita para sua saúde




Pesquisas comprovam que o alho e a cebola trazem inúmeros benefícios à saúde. Dentre suas principais vantagens, a dupla é capaz de reduzir a formação de cálculo biliar. Um estudo realizado com roedores confirma que a combinação alho-cebola aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar os níveis de colesterol — e quase 80% das pedras na vesícula são formadas por esse tipo de gordura. Para chegar à essa conclusão, os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Entre os animais alimentados com uma maior quantidade de alho e cebola, houve uma redução de até 30% na incidência dos cálculos.
E os benefícios não param por aí. Uma dieta rica em alho e cebola é também arma indispensável no combate ao câncer de próstata.

O alho e a Cebola contêm muitos Nutrientes

Entre os carros chefe nutricionais da cebola e do alho está o selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores. Os dois também são ricos em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo. Além disso, o alho e a cebola possuem boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o estresse e o desânimo.

Ajuda a Evitar o Câncer

O benefício se dá graças a uma substância chamada alicina, um composto sulforoso presente nesses alimentos, mas que só se forma quando eles são triturados. Esta substância previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne, como a linguiça.

Combate Gripes e Resfriados

Com eles, as vias respiratórias se mantêm abertas e descongestionadas. O alho e a cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral. O alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, a dupla contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema imunológico.

Controle da Diabetes

Quem sofre com o diabetes e com as altas taxas de açúcar no sangue pode se valer desta dupla para controlar as taxas. A cebola carrega uma substância chamada glucoquinina (espécie de insulina vegetal) que, se consumida, ajuda no controle da diabetes. Para melhor absorção da glucoquinina, o indivíduo pode consumir a cebola batida em sucos naturais, já que ela libera essa substância quando é triturada. A cebola pode ser acrescentada a outras receitas de sucos com vegetais, inclusive, como laranja com rúcula ou cenoura, misturas ricas em vitaminas e nutrientes.

Poder Antioxidante

Não é à toa que a cebola protege o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Ela é bastante rica em bioflavonoides, a quercetina, que são substâncias antioxidantes capazes de varrer os radicais livres das células. Este mesmo componente é encontrado na maçã. Porém, o poder de absorção da quercetina pelo nosso corpo é 30% maior com a ingestão da cebola.

Resumo dos Benefícios do Alho e Cebola

Alho e cebola a dupla perfeita para sua saúde!
  • Ajuda a combater infecções bacterianas, viróticas e fúngicas
  • Aumenta a longevidade
  • Reduz os riscos de infarto
  • Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico
  • Reduz a glicose sanguínea
  • Reduz o colesterol LDL (ruim)
  • Aumenta o colesterol HDL (bom)
  • Combate bactérias e vírus
  • Previne a aterosclerose
  • Ajuda na prevenção do câncer
  • Melhora a qualidade de vida
Para que os benefícios sejam visíveis, o consumo de alho e cebola deve ser diário.

Alho

O uso contínuo previne o câncer no trato gastrintestinal e doenças cardíacas. Para as pessoas soropositivas, que com frequência possuem alterações no colesterol e triglicerídeos, esse alimento tem um papel fundamental na dieta diária.
O alho é antiviral, antioxidante (evita o envelhecimento por exposição ao sol, combatendo radicais livres) e tem ação antibiótica, principalmente contra a bactéria Hlicobacter pylori, que pode causar gastrite e úlceras. Além disso, possui Argina, um aminoácido cuja principal função é estimular o sistema imunológico.

Como Consumir o Alho

Um dente de alho por dia triturado ou esmagado. O alho pode ser usado para refogar alimentos. Mas não o deixe queimar, porque assim ele perde as suas propriedades. Colocar um dente de alho na panela de arroz segundos antes do arroz ficar pronto dá um gosto especial ao alimento.
Outra dica é colocar um dente de alho dentro do pote de azeite que você utiliza diariamente nas saladas. Ou então, vc pode esmagar um dente de alho em um copo de 200 ml de água, deixar agir por umas horas e depois tomar a água. Um santo remédio!

Cebola

A cebola é antioxidante, antiinflamatória, evita o aumento do colesterol, reduz os níveis de triglicerídeos e estimula o sistema imunológico. Repleta de diversos agentes anticancerígenos, está especificamente associada à inibição do câncer de estômago. "Afina" o sangue, diminui o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, além de combater a asma e a bronquite crônica.

Como Consumir a Cebola

Quando aquecida, a cebola não perde as suas propriedades — apenas deve-se tomar cuidado para não queimar, ou refogar demais.
Então, inclua-a como tempero obrigatório em suas refeições. Assada no forno ou na churrasqueira, fica uma delícia. Como a cebola é rica em enxofre, pessoas com tendência a ter gases devem consumi-las com moderação.

Fonte: Beleza e Saúde

terça-feira, 23 de abril de 2013

Reconheça os sintomas da ansiedade e aprenda a gerenciar crises


Você se sente ansioso? Quer se livrar de uma vez por todas dos sintomas da ansiedade? Nesse artigo você poderá entender melhor quais são os sintomas da ansiedade, as vantagens de tê-la e como superá-la. Com isso, você poderá escolher melhor suas reações daqui para frente. Lembre-se: você pode ser o comandante de suas emoções.
Os sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa e variar de intensidade. Quem sofre com isso sabe que é um problema importante a ser resolvido. O mais comum da ansiedade é perceber reações como: pensamento desorganizado, fala agitada e o raciocínio atrapalhado. Sentimentos de preocupação ocupam a mente. Com isso, os pensamentos se repetem e se torna impossível manter a concentração. A mente deixa de ser serena e calma. O resultado é claro: baixo rendimento, produção com pouca qualidade e muito tempo perdido. 
Algumas situações podem ser a ponte para o mal estar. Quando algo específico acontece no mundo exterior, a resposta interna do corpo é imediata e então o sentimento que surge é de ansiedade. Exemplos: uma prova, trânsito, reuniões de trabalho, são situações que nos deixam ansiosos. 
Normalmente essas reações estão diretamente ligadas à forma como cada um pensa e organiza a própria vida. Afinal, a situação em si não é capaz de gerar esse movimento interno, mas o modo com que cada pessoa é capaz de gerenciar suas emoções. A intensidade e o modo com que as pessoas lidam com a ansiedade é determinado pela maneira que o cérebro interpreta a situação.
A ansiedade só é boa quando na verdade é revertida em energia para execução de atividades, sem desgaste e sofrimento. Ação, produção e resultado sem estresse é o ideal.
Fonte: Bem Estar

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CARNES VERMELHAS AUMENTAM O RISCO DE DIABETE TIPO 2


Carnes brancas e grãos integrais reduzem o risco de diabete tipo 2. O que já vem sendo falado aos quatro ventos, seja pelos médicos ou pelos meios de comunicação, agora recebe o respaldo de pesquisadores da Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, quem consome 100 g de carne vermelha diariamente, tem risco 19% maior de ter a doença, em comparação com quem consome menos.
Mas o alerta não para no bife. Os amantes de salame e mortadela terão que começar a repensar seus hábitos. De acordo com o estudo que vem sendo realizado desde a década de 70, 50 g, o que equivale a uma salsicha, podem aumentar em 51% o risco de diabetes. Foi constatado que quem come mais carne vermelha que a branca tem uma probabilidade muito maior de virar fumante, sedentário e, claro, sofrer com sobrepeso.
De acordo com especialistas, o “ferro-heme”, presente nas carnes vermelhas, causa danos às células beta do pâncreas, que produzem a insulina.
Saiba o que é a diabete tipo 2
O tipo 2 (não insulino-dependente) atinge entre 80% e 90% dos diabéticos e ocorre na grande maioria dos casos entre os adultos. Neste tipo de diabetes a produção de insulina pelo pâncreas é normal, mas os tecidos do corpo se tornam resistentes à ação da insulina, impedindo a absorção da glicose pelo organismo, elevando, assim, a taxa de açúcar na corrente sanguínea.


Fonte: Sua Dieta

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dicas Para Combater a Fome Noturna



Existe uma forma de alteração de comportamento que chamamos de fome noturna. Um comportamento que leva a pessoa a um aumento de peso significativo. Não existe nessa situação nenhuma relação com a parte endócrina, nenhuma disfunção hormonal .Os comedores noturnos, devem procurar analisar o que está errado em sua alimentação, do porque está sentindo fome no meio da noite .

A grande maioria da vezes, esse comportamento aparece em função de uma dieta mal equilibrada, pois as pessoas seguem uma dieta muito restritiva durante o dia, e acaba por gerar ciclos de compulsão a noite, não conseguindo se controlar , acordando no meio da noite com uma fominha incômoda.

Nesses episódios, a pessoa tende a comer o que encontrar pela frente, quando abre a geladeira como comidas geladas, pão, doces, bolachas... e tudo o que não for light, e o pior, sempre em quantidade exagerada.

Assim, a pessoa vai para a cama , e o corpo em repouso não irá queimar calorias, o organismo funcionando em forma mais lentificada, o que facilitará o acúmulo de gordura no corpo, e quando a pessoa acorda, sente-se culpada, e essa culpa faz com que ela se prive novamente durante o dia, e assim um novo processo vicioso se inicia.

Como as outras pessoas da casa estão dormindo e, não verão que ela está comendo, pensarão que você é uma coitada que não come e não emagrece ! O melhor se tem esse comportamento, é que tem a fazer é procurar um  terapeuta especializado em transtornos alimentares e uma nutricionista.
 
Dicas:

Faça uma alimentação equilibrada durante o dia, reveja seus hábitos alimentares, coma a cada três horas, não pule refeições , coma devagar e com variedade e qualidade.

Procure cuidar de suas emoções, faça uma terapia, para que não utilize a comida como forma de compensação. Existem muitas emoções e ou situações, que servem como disparador de um ciclo compulsivo.

Evite tomar café ou mesmo fazer exercícios físicos em excesso a noite , pois pode dificultar seu sono, aumentando a possibilidade de uma visita noturna na cozinha.
 
De forma alguma se automedique , não utilize diuréticos , laxantes ou mesmo moderadores de apetite sem consultar um médico, como forma de amenizar a culpa de ter atacado a geladeira.
 
A mudança de comportamento é imprescindível nesse processo, e se você despertou e não consegue voltar a dormir, leia um livro, ouça uma música relaxante, tome um banho quente .
 
Quando fazemos uma Reeducação Alimentar e Reeducação Afetiva, podemos visualizar um processo efetivo tanto para o descontrole alimentar, quanto em relação a uma postura de vida saudável e equilibrada.

 
Fonte: Minha Saúde Online

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Maçã Peruana e Seus Benefícios




Na época dos superalimentos, um tubérculo conhecido como maca peruana (é isso mesmo, maca, e não maçã) é classificado por especialistas como um dos alimentos mais nutritivos que existem. Com a aparência semelhante ao rabanete, a maca, também conhecida como “Ginseng dos Andes”, é rica em carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos (ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oleico), minerais (cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e ferro) e vitaminas B1, B2, C e E.
A maca também está incluída na lista dos produtos naturais que aumentam a libido. Conheça os outros benefícios deste superalimento para a sua saúde. São eles:
Doenças cardiovasculares: ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares devido ao ômega 9, que reduz os níveis de colesterol total e LDL e aumenta os níveis de HDL. Por ser fonte de ômega 3, a maca possui efeito vasodilatador que auxilia na redução da pressão arterial, além de regular os níveis de colesterol;
Combate o cansaço: rica em carboidrato, a maca age como um tônico que combate o cansaço e a fadiga;
Fortalece a imunidade: a maca é fonte de arginina, que participa da divisão celular e cicatrização de feridas; lisina, que está relacionada à inibição da proliferação viral; vitamina C, que atua diretamente na reconstituição dos leucócitos (células de defesa) e aumenta a resistência a infecções, e de fitosteróis (substâncias encontradas apenas nos vegetais e que não são produzidas pelo corpo), que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.
Previne a osteoporose: é fonte de cálcio e magnésio, minerais essenciais à saúde óssea;
Aumenta a libido: este superalimento é rico em vitamina E, que participa da produção de hormônios sexuais, além de fonte de magnésio. Este mineral é importante para a produção de hormônios sexuais neurotransmissores que causam a sensação de prazer.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Uma alimentação incorreta pode causar gengivite e cáries




O que é uma nutrição adequada?Nutrição adequada é a ingestão de uma dieta equilibrada para que seu corpo possa assimilar os nutrientes necessários para uma boa saúde. A cada dia, o corpo humano se renova, isto é, renova seus músculos, sua matéria óssea, sua pele e seu sangue. As substâncias que você ingere são a base para a formação destes novos tecidos. Se sua dieta contiver poucos nutrientes essenciais ao corpo, sua boca estará mais vulnerável a infecções. Quando uma criança não se alimenta corretamente, seus dentes podem não se desenvolver de maneira adequada. Para ter dentes fortes e resistentes à formação de cáries, a criança precisa de uma dieta rica em cálcio, fósforo e flúor.

Quais são os diferentes tipos de nutrientes?
Uma boa alimentação deve conter os seguintes nutrientes:
- Carboidratos;
- Ácidos graxos essenciais (contidos em produtos gordurosos);
- Aminoácidos (encontrados nas proteínas);
- Quinze vitaminas;
- Cerca de vinte e cinco minerais;
- Água
Como o nosso corpo não pode fabricar todos nutrientes de que precisamos, principalmente certas vitaminas, precisamos obtê-los dos alimentos e suplementos alimentares que ingerimos. O Ministério da Agricultura Americana recomenda à população em geral a ingerir diariamente:
- 6 a 11 porções de pão e cereais;
- 3 a 5 porções de verduras;
- 2 a 4 porções de frutas;
- 2 a 3 porções de produtos derivados do leite;
- 2 a 3 porções de carne, aves, peixe, ovos, feijão ou nozes
Por que é importante ter uma alimentação correta?
Uma alimentação incorreta pode causar gengivite e cáries. Os alimentos que têm elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos contribuem muito para a produção dos ácidos que formam a placa bacteriana que ataca o esmalte dos dentes. Com o passar do tempo, esses ácidos destroem o esmalte, formando a cárie.
Caso tenha que ingerir produtos com muito açúcar ou amido, consuma-os durante as refeições e não entre refeições. Evite alimentos que grudem nos dentes, pois eles podem aumentar a formação da placa bacteriana. A maior parte dos alimentos já tem ingredientes que produzem ácidos. Por isso, quanto menos você expuser seus dentes a esses ingredientes menor força terão os ácidos da placa bacteriana de atacarem o esmalte. Um aspecto positivo é o fato da produção de saliva aumentar durante as refeições, removendo os detritos alimentares da boca.
FONTE: IG

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mate elimina o colesterol ruim e previne doenças como câncer

Planta nativa dos pampas perdeu espaço para os chás vindos do Oriente, mas agora ele chama a atenção de quem quer cuidar da saúde


Inspirados pela onda de chás vindos do Oriente, como o chá verde e o chá branco, pesquisadores resolveram investigar se o chá nativo do Brasil – e de outros países marcados pelos pampas, como Uruguai, Paraguai e Argentina – ofereceria benefícios ao organismo. E eles acharam vários.

Na Universidade Federal de Santa Catarina, os cientistas notaram que três doses de cerca de 300 ml diários - quase 1 litro por dia - são capazes de diminuir em 13% o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). “Essa ação foi observada em amostras de sangue de 100 voluntários que incluíram a bebida nas refeições durante 60 dias”, explica o farmacêutico-bioquímico Edson da Silva. Ele especula que isso se deve às saponinas, substâncias que funcionam como uma espécie de detergente e reagiriam com ácidos biliares, impedindo a absorção da gordura pelo intestino.

O mesmo efeito anticolesterol foi confirmado por um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado — mas este realizado em cobaias. “Além da queda nas taxas de colesterol, notamos que os níveis de triglicérides e açúcar baixaram”, relata um dos autores, o biólogo Marcelo Ribeiro. “Também percebemos uma diminuição de aproximadamente 4% no peso dos animais”, completa sua colega Patrícia Carvalho, especialista em ciência dos alimentos.

Do outro lado do mundo, mais precisamente na Coréia do Sul, cientistas da Universidade de Yonsei acabam de chegar à mesma constatação: a suplementação com erva-mate na dieta de ratos diminuiu o peso, a gordura abdominal e a glicose. “Ou seja, o mate é uma opção promissora na prevenção de doenças do coração”, resume a nutricionista Maria Gandini, da RGNutri Consultoria Nutricional, em São Paulo.

Vantagens
Além de prevenir placas nas artérias, a erva-mate combate radicais livres, moléculas que surgem naturalmente no organismo e que promovem a deterioração das células. Com isso, pode-se dizer que a infusão auxiliaria na prevenção de câncer — algo, aliás, já observado pelos cientistas da Universidade São Francisco. 

Fique sabendo mais esta: uma xícara de chá-mate depois do almoço cai muito bem. “Há indícios de que a infusão auxilie nos movimentos do intestino, favorecendo a digestão”, explica o farmacêutico- bioquímico Geraldo Coelho, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. “Ela também estimula a produção da bile, líquido produzido pelo fígado e responsável por digerir gorduras”, complementa Patrícia Carvalho.

Para obter todas essas vantagens, Edson da Silva sugere: “Faça a infusão, aguarde dez minutos, coe e beba um copo e meio, três vezes ao dia”, recomenda. O prazo de validade da preparação é 24 horas. Mais do que isso, adeus, benefícios. Você também pode variar na bebida e aproveitar as folhas para preparar sucos. Tire o mate do escanteio e aproveite seus benefícios.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Só deve usar adoçante quem realmente precisa, defendem especialistas

Uma dieta equilibrada, em quantidades adequadas para cada necessidade nutricional, seria o suficiente


Desde que os adoçantes foram criados (a sacarina foi descoberta em 1879), várias dúvidas e polêmicas surgiram no rastro do produto, colocando em dúvida não só sua eficácia, mas, principalmente, seus efeitos sobre a saúde. Embora vários estudos ainda não sejam conclusivos, convém saber mais sobre o assunto e sempre ouvir a opinião de especialistas.
A nutricionista Luciana Harfenist, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, salienta que há restrições e contraindicações ao emprego do item. "Quem tem pressão alta ou insuficiência renal, por exemplo, precisa verificar as taxas de sódio de cada marca antes de consumir." E tem mais: vários profissionais defendem que indivíduos saudáveis, que não apresentam nenhuma doença que obrigue restringir o açúcar, não deveriam inserir o adoçante na alimentação.
"Muito melhor seria adotarem uma dieta equilibrada, em quantidades adequadas para suas necessidades nutricionais", sustenta a nutricionista Ariane Machado Pereira, pós-graduada pelo Imen (Instituto de Metabolismo e Nutrição).
Para melhorar a imagem desses produtos, a Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) lançou uma cartilha, com informações aos consumidores, que recebeu o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O material garante que o adoçante não é prejudicial à saúde, e que "a segurança dos aditivos alimentares é feita através de inúmeros estudos científicos para comprovação da inexistência de efeitos adversos decorrentes do seu consumo".

Proibidos e liberados

Porém, nos Estados Unidos, por exemplo, o ciclamato de sódio foi relacionado ao câncer e, por isso, seu uso foi proibido. "Existem estudos que fazem um paralelo entre o câncer na bexiga e a sacarina e o ciclamato", diz Harfenist.

Pereira, no entanto, cita o Informe Técnico nº 40, de 2 de junho de 2009, disponível na página da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que diz que a decisão tomada pelo FDA, regulador de remédios e alimentos norte-americano, foi baseada em um estudo feito em ratos. A entidade já recebeu uma petição para revisar a proibição, que ainda está em análise. 
A Anvisa diz que, desde então, foram conduzidos muitos estudos sobre carcinogênese envolvendo ciclamato, sozinho ou em misturas com sacarina, não tendo sido demonstrada incidência estatisticamente significativa de tumores na bexiga dos animais testados.
"Acredito que todo edulcorante artificial, se consumido em excesso e em longo prazo, pode propiciar algum dano para a saúde, principalmente quando relacionado com o uso abusivo de alimentos industrializados, ricos em conservantes e aromatizantes e que, muitas vezes, já apresentam em sua composição algum edulcorante artificial", diz Pereira.
"Indivíduos saudáveis, sem necessidade de dietas especiais, não precisam aderir aos adoçantes artificiais. Basta mudar os hábitos alimentares, saborear itens in natura, como sucos de frutas, por exemplo, ou mesmo o café puro. Talvez isso demanda tempo e persistência para que o organismo possa se adaptar ao sabor, mas compensará", conclui a nutricionista.
De qualquer forma, é bom ir com calma antes de começar a pingar gotinhas do dito-cujo em tudo que ingerir.
Fonte: Medicando

terça-feira, 2 de abril de 2013

7 alimentos e remédios caseiros que poderão salvar a sua vida




O que é de fato ter uma vida saudável? Como posso avaliar com precisão a minha própria qualidade de vida? Estas são algumas das perguntas que um número crescente de pessoas estão se perguntando ao testemunharem o aumento dos problemas de saúde no país, na forma de alergias, doenças auto-imune, problemas neurológicos, transtornos de desenvolvimento, e doenças crônicas. Mas as respostas para estas importante perguntas devem ser experimentadas para serem totalmente compreendidas, e a única maneira de experimentá-las é realmente vivê-las.
Aqui estão sete especiarias, alimentos e remédios caseiros que podem não só te ajudar a experimentar uma renovação de saúde dramática e perceptível, mas que podem também acabar salvando a sua vida no futuro:

1) CÚRCUMA (Açafrão). Este membro extraordinário da família do gengibre tem sido apelidado de “rei de todas as especiarias” por uma boa razão. O açafrão traz benefícios para a saúde a curto e longo prazo, o que o tornam um “superalimento” da mais alta ordem, oferecendo suporte para a saúde dos ossos, pele, articulações, sistema digestivo, imunológico, circulatório e neurológico. Rico em curcuminóides, que ajuda a combater doenças, a cúrcuma é praticamente inigualável em relação a prover alívio imediato e perpétuo para uma variedade de doenças. Já foi verificado inclusive que a Cúrcuma ajudar a prevenir e tratar o câncer, que é atualmente uma das principais causas de morte.
“Uma extensa pesquisa nas últimos cinco décadas indicou que a curcumina (o ingrediente ativo do açafrão) reduz os níveis de colesterol no sangue, previne a oxidação de lipoproteína de baixa densidade, inibe a agregação plaquetária, suprime trombose e infarto do miocárdio, suprime os sintomas associados à diabetes tipo II, artrite reumatóide, esclerose múltipla e doença de Alzheimer; inibe a replicação do HIV, suprime a formação de tumores, melhora a cicatrização de feridas, protege contra a lesão do fígado, aumenta a secreção biliar, protege contra a formação de cataratas, e protege contra a toxicidade pulmonar e fibrose”, explica uma análise global da benefícios de açafrão.
Você encontra cúrcuma e açafrão da terra (e pode comprar online) no Armazém dos Temperos.
2)LUZ SOLAR NATURAL (vitamina D). Não há praticamente nenhum outro nutriente mais adequado, ou facilmente obtido, para garantir uma boa saúde do que vitamina D. Uma ampla pesquisa demonstrou que a vitamina D, que é produzida naturalmente no corpo, como resposta a exposição a luz solar e a radiação ultravioleta B (UVB), é importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, desordens endócrinas, infecções, insuficiência dos órgãos, problemas de saúde mental, doenças neurológicas e doenças de pele.
3) AMÊNDOAS. Com um excelente valor nutricional, as amêndoas são uma potência de nutrição podendo fornecer alívio imediato e duradouro da dor e de outras condições. Sendo uma rica fonte de potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitamina E e ferro, as amêndoas ajudam a regular os níveis de colesterol, pressão arterial e promover uma perda de peso saudável. Comer um punhado de amêndoas cruas todos os dias pode não só ajudar a evitar problemas de saúde a longo prazo, como doença cardíaca, mas também proporcionar alívio imediato para desconforto digestivo, inflamação e até mesmo dores de cabeça.
4) CAMU CAMU. Encontrado em algumas regiões do Brasil, o camu camu é um alimento fenomenal, e talvez seja um dos frutos mais ricos em nutrientes que existe. Com cerca de 50 vezes mais vitamina C do que a laranja, o camu camu fornece proteção sólida para o sistema nervoso central, que é responsável por regular a função do cérebro, olhos, pulmões, músculos e coração. Comer regularmente o camu camu pode também ajudar a evitar o desenvolvimento de demência e proteger o organismo contra infecções bacterianas e virais.
5) ÁGUA PURA. Porque o seu corpo está sendo constantemente bombardeado com produtos químicos tóxicos, tanto de fontes ambientais como de alimentos, água pura e limpa é essencial para a manutenção de um ecossistema saudável interno. Muitos problemas comuns de saúde são agravados e até mesmo causados por desidratação, e, potencialmente, milhões de pessoas desnecessariamente tomam medicamentos devido à problemas resultantes da falta de água pura, livre de flúor. Portanto, beba mais água, e ajude você mesmo ter uma vida mais saudável e livre de doenças.
6) VEGETAIS CRUCÍFEROS. Brócolis, couve-flor, rabanete, couve de bruxelas, couve e vários outros alimentos da família dos vegetais crucíferos, são alimentos ricos em enxofre, que ajuda a combater a inflamação sistêmica, que é a principal causa de doenças crônicas atualmente. O consumo regular de vegetais crucíferos, que também contém altos níveis de um nutriente anticancerígeno conhecido como sulforafano, pode ajudar a desintoxicar o seu trato gastrointestinal e promover o crescimento e reparação dos tecidos corporais.
7) ALHO. Os benefícios à saúde trazidos pelo alho são numerosos, razão pela qual esta erva tão comum é considerada uma das mais benéficas para a promoção da saúde e do bem-estar. Rico em um composto medicinal conhecido como alicina, o alho tem o potencial de revolucionar a sua saúde, já que pode ajudar a prevenir gripes e resfriados, atua como anti-inflamatório, pode reduzir o risco de câncer, entre muitos outros benefícios. Alho fresco é especialmente benéfico o para bem-estar, uma vez que contém os mais altos níveis de alicina terapêutica.

Fonte: Portal Natural