Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Você sabe o que é índice glicêmico dos alimentos?


Existem três formas de obter calorias: consumindo proteínas, gorduras ou carboidratos. Estes últimos se encarregam de fornecer a maior parte de energia que consumimos. Tudo que comemos é convertido em glicose para alimentar as células do corpo. Este é o processo habitual do organismo. Mas cada alimento leva um tempo diferente para se transformar em glicose. E é a esse processo que se dá o nome de Índice Glicêmico.

Excesso de insulina no sangue dificulta perda de peso
Quem leva esta glicose para as células é um hormônio indispensável, chamado insulina. Quando chega muita glicose no sangue, é preciso muita insulina para realizar a distribuição. É uma questão matemática.

Existem alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, que rapidamente liberam glicose no sangue e, conseqüentemente, exigem muita insulina disponível. Este excesso de insulina circulando no nosso corpo, segundo estudos, poupa nossa gordura corporal, ou seja, poupa aquelas gordurinhas que queremos tanto eliminar, além de nos saciar por menos tempo. É uma questão química.

Mas, como tudo na vida tem o seu lado bom, existem alimentos que entram no sangue com velocidade menor, se transformando mais lentamente em glicose e exigindo menos quantidade de insulina. São os alimentos de baixo índice glicêmico, aliados de quem quer emagrecer, perder os pneuzinhos, se manter bem e prevenir doenças como a diabetes. Sem falar que com estes alimentos ficamos sem fome por mais tempo. É uma questão de escolha.

A lista dos alimentos que liberam pouco, mais ou menos ou muita glicose, é um pouco complexa. Mas, para você já ir se acostumando, aqui vão os dois maiores vilões: farinha branca e açúcar.

0 comentários:

Postar um comentário