Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Organizar os alimentos na despensa e planejar refeições ajudam na dieta

Veja dicas de onde guardar os alimentos para manter alimentação saudável.

Ter a despensa cheia é sempre bom, mas a disposição dos alimentos pode influenciar na dieta e na saúde da família. Para evitar isso, é importante organizar as compras de um jeito que as opções mais calóricas fiquem escondidas e as saudáveis fiquem mais visíveis, como mostrou o Bem Estar desta terça-feira (11).
Antes de tudo, para manter uma alimentação balanceada, a dica do endocrinologista Alfredo Halpern é fazer um planejamento do cardápio semanal da família para depois montar a lista de compras e, só então, ir ao supermercado. Na hora das compras, é importante escolher produtos que respeitem a quantidade consumida pela família para evitar desperdícios ou exageros.
Arte Bem Estar Fome (Foto: Arte/G1)
Após ter feito as compras, a dica vai para a organização da despensa. Segundo o professor de marketing Francisco Javier Alvarez, as guloseimas, como chocolates e bolachas, devem ficar mais escondidas, em prateleiras altas ou difíceis de serem acessadas. Caso não tenha espaço suficiente, esses alimentos podem ser guardados no fundo das prateleiras.
Na frente da despensa à altura dos olhos, devem ficar os alimentos light para evitar o impulso de escolher alimentos mais calóricos ao abrir o armário. Barrinhas de cereal, atum em lata, água e outras bebidas com menos calorias são algumas das opções que podem ficar visíveis. Produtos do dia a dia, como feijão, enlatados, farinha e outros alimentos usados nas refeições podem também ficar à frente já que não são tentações na hora de beslicar.
Já os alimentos que ficam conservados em potes podem ser etiquetados com informações do nome e validade do produto, como alertou a nutricionista Bárbara Gerbasi.
Abaixo, segue uma lista de alimentos que não podem faltar na despensa, segundo a nutricionista:
- Arroz integral e outros tipos de cereais encontrados facilmente no mercado, como quinua em grãos, arroz preto, trigo em grãos, cevadinha e arroz multicereais
- Feijão, mas é interessante variar e comprar também lentilha, grão de bico, ervilha, feijão branco, feijão preto. Para quem não tem tempo de cozinhar, pode optar pelas versões de feijão e grão de bico prontos, vendidos em caixinhas
- Pão integral, que pode ser de aveia, linhaça, cenoura, centeio ou também as torradas integrais
- Massa integral
- Farinha integral
- Cereal matinal integral, de preferência, com pouca ou nenhuma adição de açúcar
- Alguns tipos de sementes oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes, chia, gergelim, de girassol e linhaça; também cereais em flocos, como aveia, quinua e gérmen de trigo. Para facilitar a dieta, pode misturar farinha de aveia em flocos, semente de girassol, farinha de linhaça e, se preferir, castanhas e frutas secas. A mistura pode ser salpicada na salada ou no iogurte.
- Frutas secas, como uva passa, damasco e ameixa seca
- Leite, que pode ser semidesnatado ou desnatado
- Atum em água, que é uma fonte de proteína rápida e prática, para quando não há tempo ou disposição para o preparo de outro tipo de proteína
- Vegetais enlatados, que também são práticos. Mas é importante lavá-los para tirar o excesso de sódio que tem na água
- Vegetais e feijões cozidos a vácuo
- Sucos industrializados, de preferência sem aditivos ou açúcares
- Molhos de tomate
- Biscoito salgado simples integral, de preferência, os pacotes individuais
- Biscoito doce simples, sem recheio, integral  e disponíveis em pacotes individuais
- Barrinhas de cereais, de preferência, com menor teor de açúcar e gordura e maior quantidade de fibras
- Doces e outras guloseimas, sempre em porções controladas para não fazer estoque
- Ervas secas e desidratadas, como orégano, tomilho, alecrim, pimenta, páprica e canela
- Chás de vários sabores
- Geleia, de preferência, sem adição de açúcar e 100% fruta
Corinthians
O Bem Estar acompanha o coração do corinthiano Maurício próximo do jogo do Mundial de Clubes. A nutricionista Lara Natacci deu algumas dicas de alimentação para a hora da partida, para substituir as escolhas calóricas do corinthiano. Veja abaixo como preparar a receita:
Rolinho de pão de folha
Ingredientes:
1 cenoura ralada em ralador fino
2 colheres de sopa de pasta de ricota ou de queijo cottage
1 colher de sopa rasa de maionese light
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de cheiro verde picado
Preparo:
Bata tudo no liquidificador
A receira rende 5 colheres de sopa, com 36 calorias cada
Recheie um pão de folha com uma colher de sopa cheia do patê, enrole e sirva
OBS: cada pão de folha tem 83 calorias na versão light e 120 calorias na versão integral. O rolinho terá, portanto, 119 calorias, se for feito com o pão folha light; e 156 calorias se for feito com pão folha integral. 

FONTE


0 comentários:

Postar um comentário