Pages

Ads 468x60px

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dieta com antioxidantes é boa para a beleza e retarda o envelhecimento




Dieta que evita a queda de cabelo, fortalece as unhas e até pode retardar o envelhecimento. Parece milagre, mas no Bem Estar desta sexta-feira (14), o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Vanderli Marchiori mostraram que alimentos que possuem antioxidantes podem trazer esses benefícios.
Antioxidantes são moléculas que funcionam como defesa do organismo e neutralizam os radicais livres, substâncias que são produzidas em excesso por causa do estresse, da radiação solar, da poluição, do hábito de fumar e até da alimentação ruim. Essa produção excessiva de radicais livres pode destruir as células e causar danos à saúde, como diabetes e infertilidade, e também danos estéticos, como acne, celulite, estrias e rugas.
  •  
Arte Bem Estar Antioxidantes Certo (Foto: Arte/G1)
Para evitar que isso aconteça e combater esses radicais livres, o corpo produz naturalmente moléculas antioxidantes, mas esses benefícios podem ser adquiridos também através da alimentação. 
Alguns antioxidantes, por exemplo, são produzidos após a ingestão de alimentos fontes de manganês (cereais integrais, folhas verdes e chás), cobre (nozes) e zinco (sardinha, aveia, carnes e leguminosas).
Mascar cravo também tem ação antioxidante porque os princípios ativos são absorvidos pela mucosa da boca e podem fazer bem à saúde. Além do cravo, outros alimentos também têm esses benefícios, como canela, açafrão, páprica, cominho, açaí, morango, abacate, laranja, uva, acerola, caju e até o chocolate. Temperos como alecrim, manjericão e orégano também são benéficos. A dica da nutricionista Vanderli Marchiori é comer esses alimentos, no mínimo, uma vez a cada dois dias.
Suco antioxidanteNo Bem Estar desta sexta-feira (14), a nutricionista Vanderli Marchiori mostrou uma receita que tem ingredientes com alto poder antioxidante.
O suco antioxidante pode ser consumido todos os dias e tem frutas vermelhas misturadas com alguns alimentos que podem trazer benefícios para a saúde.
Veja como preparar:
Bata uma polpa congelada de frutas vermelhas com os ingredientes abaixo:
1 colher de café de cravo em pó
1 colher de cacau em pó
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de gérmen de trigo
200 ml de água filtrada
Chia emagrece?Apesar da dieta com antioxidantes parecer milagre, nem tudo é assim. A repórter Marina Araújo foi descobrir se a semente de chia ajuda a emagrecer. Apesar de ser uma fonte de fibras e proteína e dar a sensação de satisfação, o grão sozinho não ajuda a perder peso.
A chia aumenta a saciedade porque, em contato com líquido, incha. Por isso, ela pode trazer benefícios para a dieta por ser nutritiva e por fazer a pessoa comer menos. Mas vale lembrar que o que importa é a alimentação no geral, ou seja, a pessoa não pode achar que comendo apenas a chia vai perder peso.
Segundo a nutricionista Cynthia Antonaccio, a chia pode ajudar se toda a dieta for controlada diariamente. Nesse caso, a dica é acrescentar os grãos na alimentação e misturá-los aos alimentos, como na salada, por exemplo.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Após ver foto com excesso de peso, jovem muda hábitos e perde 30 kg


Foto tirada durante as férias de 2011 mostrava Fernanda com 90 kg.
Ex jogadora de vôlei, a mineira voltou a se exercitar e mudou a alimentação.



Com apenas 20 anos, a mineira Fernanda Macedo Moreira já tem uma história de superação e luta contra o excesso de peso. “Cheguei aos 90 kg sem perceber”, lembra a jovem, de Muriaé, Minas Gerais.
O peso finalmente veio à tona quando ela viu uma foto sua de uma viagem de férias com os pais. “Fiquei extremamente triste com o que vi. Naquele momento, a calça tamanho 46 já estava começando a ficar apertada”. O susto foi o pontapé inicial para a mudança de hábitos e, com atividade física e reeducação alimentar, ela conseguiu chegar aos 60 kg, 30 kg a menos, em 9 meses.
“Troquei todos meus alimentos por integrais e cortei as gorduras, doces e o refrigerante”, conta Fernanda. A estudante, que cresceu sem comer verduras e legumes, aprendeu a gostar desses alimentos e os adicionou ao seu dia a dia. “Eu ainda não gosto de algumas coisas, mas cenoura e repolho, por exemplo, eu comecei a gostar”.
Atualmente ela mora com uma amiga em Viçosa e almoça diariamente em restaurantes. “Eu morro de vontade de misturar e pegar arroz, lasanha, batata frita e carne. Mas eu consigo resistir e escolho só um carboidrato por dia e meu prato sempre tem vegetais”, diz.
A batalha na academia também foi intensa no começo da dieta. A estudante, que foi jogadora de vôlei, retomou os exercícios e passou a ficar diariamente 3 horas praticando exercícios aeróbicos na academia. “Eu via gente entrar e sair. Agora que eu já cheguei ao peso, vou 3 vezes por semana e pratico corrida também”, conta.
Com atividade física e reeducação alimentar, ela eliminou 30 kg (Foto: Arquivo pessoal)Com atividade física e reeducação alimentar, ela eliminou 30 kg (Foto: Arquivo pessoal)
Ainda com os 90 kg, Fernanda começou a namorar e, por causa do peso, evitava sair com o namorado porque não se sentia bem nas roupas. Depois de emagrecer, a calça tamanho 46 diminuiu para o tamanho 40 e, com o guarda-roupa renovado, ela ficou mais vaidosa e começou a sair. “Meu namorado diz que gosta mais de mim agora não porque eu emagreci, mas porque eu sorrio mais, sou mais feliz e bem humorada”.
Os quilos a menos foram apenas uma parte dos benefícios que o emagrecimento trouxe para Fernanda e, segundo ela, “tudo melhorou”. “Eu mudei a maneira com que eu me vejo e meu relacionamento com meu namorado e com a minha família”, avalia.
Para ela, a teimosia ajudou durante todo o processo. “Se eu colocar na cabeça que eu não vou comer, eu não vou comer. Às vezes, me perguntavam se tinha problema comer na minha frente, mas eu deixava porque sabia que ia resistir”, lembra a estudante.
A imagem nas fotos mudou e, hoje aos 60 kg, ela se sente feliz com o que vê no espelho. “Recebo muitos elogios. Minha saúde e minha disposição agradecem”, diz Fernanda. A dica da jovem para quem precisa perder peso é a força de vontade. “Se a pessoa não tem problema de saúde que a impeça de emagrecer, é só não desistir”.



Ela passou da calça tamanho 46 para o tamanho 40  (Foto: Arquivo pessoal)
Ela passou da calça tamanho 46 para o tamanho 40 (Foto: Arquivo pessoal)



FONTE

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dormir depois do almoço pode salvar sua vida...

 

Grosby Group Se você achava que cochilo após o almoço era preguiça, pode ir mudando seus conceitos!
Quem nunca sentiu uma vontade incontrolável de cochilar depois do almoço? Se no Brasil, tirar uma soneca pode ainda ser visto como uma prática preguiçosa, médicos especialistas no sono computam esses minutinhos a mais com o travesseiro como um tempo preciso no seu dia.
A sesta, tradição europeia, fortalece a memória, aumenta a concentração, além de melhorar a parte motora, evitando acidentes de trabalho, como explica o Doutor Fernando Morgadinho, neurologista do Instituto do Sono.
— Vivemos em uma sociedade que nos priva do sono, dormimos menos do que deveríamos. Repousar após o almoço recarrega as energias e nos torna mais produtivos.
Contudo, é importante estar atento à duração deste descanso vespertino. O excesso de cansaço pode significar que a qualidade do sono noturno não anda bem, complementa Morgadinho.
— O ideal é que o cochilo não ultrapasse os 40 minutos, pois nessa fase o sono é leve. A sesta não substitui uma noite de sono, ela complementa.
Recentemente, São Paulo ganhou uma loja que oferece um serviço precioso: o descanso. Quatro cabines acústicas foram instaladas para comercializar a soneca. O cliente escolhe quanto tempo quer dormir, se acomoda em uma cama que melhora a circulação e dorme sabendo que vai acordar na hora certa, como garante Alicia Jankavski, proprietária da “Cochilo”.
— Depois que o tempo escolhido para sesta se esgotou, a cama começa a vibrar, as luzes piscam e se acendem. Na saída oferecemos um cafezinho para dar aquela acordada.
Outro estabelecimento que apostou na soneca para atrair clientes foi o restaurante Bello Bello. Em uma tenda arábe, tatames e futons ficam a disposição para quem quiser relaxar, gratuitamente, depois do almoço.


FONTE

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Açúcar não está só nos alimentos doces e fornece energia para o corpo



Todo mundo gosta de comer doce, mas poucos conseguem comer a quantidade certa para prevenir problemas.
Como mostrou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (5), o açúcar não está apenas nos alimentos doces e pode fazer bem e fornecer energia para o organismo, se consumido na medida certa. Mas o problema é que a maioria dos brasileiros consome mais do que o recomendado por dia.
Esse excesso pode causar obesidade e, consequentemente, diabetes. Para o endocrinologista, evitar a obesidade é a melhor maneira de prevenir o diabetes e, por isso, é importante evitar também o excesso do consumo de açúcar.
Info Bem Estar Açúcar (Foto: Arte/G1)
O aumento do tecido gorduroso ocasionado pelo excesso de peso, especialmente no abdômen, provoca a produção exagerada de substâncias que interferem na ação da insulina produzida pelo pâncreas, o que favorece o aparecimento da diabetes.
Além disso, estudos mostram que as pessoas que consomem muito açúcar têm uma dieta mais rica em gordura e isso também é fator de risco para o aparecimento dessas doenças.
Como mostrou a nutricionista Ana Maria Lottenberg, o consumo recomendado de sacarose, ou seja, o açúcar refinado, cristal, mascavo ou light, é de, no máximo, 10% das calorias diárias. No entanto, os brasileiros consomem, em média, 14% dessas calorias, mais do que o recomendado.
No caso dos diabéticos, eles também podem consumir essa mesma quantidade de açúcar do que as pessoas sem a doença – 10% das calorias diárias.
Mas aqueles com a glicemia muito alta (acima de 140 mg/dl) devem evitar o consumo de sacarose, que tem rápida absorção e favorecem os picos hiperglicêmicos.
Entre os diferentes tipos de açúcar - refinado, mascavo, cristal e orgânico, não há diferença no valor calórico. Eles não têm valor nutricional e a diferença é que um é mais refinado que o outro. Por exemplo, o açúcar mascavo  não passa pelo processo de branqueamento e refinamento, mas tem o mesmo valor calórico dos outros tipos.
Um alimento que tem açúcar, mas que é essencial para o organismo, é a fruta. A recomendação é comer 4 porções de frutas por dia e uma delas deve ser fonte de vitamina C, como é o caso da laranja e da mexerica.
A nutricionista recomenda evitar acrescentar açúcar nas frutas ou outros alimentos para que a pessoa sinta melhor o sabor.  As frutas podem servir também como substituição do doce na dieta. Uma dica é assar frutas como banana, pera e maçã com canela, por exemplo.
Já o consumo de produtos com lactose, como o leite, o iogurte e o requeijão, deve ser de duas porções diárias. Os mais indicados são os iogurtes naturais desnatados, que têm apenas lactose. Os iogurtes com mel têm frutose e sacarose.
O endocrinologista Alfredo Halpern explicou que o açúcar no sangue em excesso é o que faz mal, mas o consumo moderado não traz problemas. Segundo ele, o consumo de carboidratos e outros alimentos, como beterraba, também aumentam esse índice de açúcar no sangue e só causam problemas se o aumento for exagerado.
Na enquete feita no site do Bem Estar, a maioria dos internautas respondeu que o suco industrializado de uva é o que tem mais açúcar (veja o resultado abaixo). Mas, como mostrou o programa, o suco de limão é o mais doce. É importante alertar que muitos sucos industrializados têm a mesma quantidade de açúcar (sacarose) de um refrigerante
.

FONTE