Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Publicitária muda estilo de vida após anos de sedentarismo e perde 38 kg




Após 20 anos de sedentarismo, Roberta começou a se exercitar e conseguiu perder peso e ganhar saúde (Foto: Arquivo pessoal)
Após 20 anos de sedentarismo, Roberta começou
a se exercitar e conseguiu perder peso e
ganhar saúde (Foto: Arquivo pessoal)

Foram necessários 20 anos de sedentarismo para a publicitária Roberta Carusi, hoje com 42 anos, perceber que precisava mudar o estilo de vida.
Natural da cidade de São Paulo, ela sempre teve problemas com o peso e lembra que não conseguia perceber que o excesso estava começando a prejudicar sua saúde. “Quando a pessoa é gorda a vida inteira, ela se acostuma e chega uma hora que aquilo não choca mais”, avalia.
O alerta veio em uma consulta ao médico, quando ela descobriu que estava com esteatose hepática - doença em que a gordura se acumula no fígado. “Fui fazer exames de rotina e o médico disse que a esteatose poderia evoluir para uma cirrose, então eu tinha que emagrecer, não tinha outro jeito”, lembra a paulistana, que na época estava com 123 kg.
Depois de anos acostumada com maus hábitos alimentares, Roberta decidiu procurar uma nutricionista para ajudá-la na reeducação da dieta. “Antes, eu não comia nada que brotava do chão, achava tudo ruim. Só comia fritura, salgadinhos, doces e industrializados”, conta.
A mudança, portanto, foi grande. Ela teve que trocar todos esses alimentos por opções mais saudáveis. “Não achava que era possível fazer 5 ou 6 refeições por dia, mas hoje eu não passo mais de 4 horas sem comer e meu paladar mudou, já gosto de frutas e verduras”, diz.
A publicitária teve dificuldades para se acostumar com o novo corpo e com a imagem que via no espelho; fotos mostram Roberta antes e depois de emagrecer (Foto: Arquivo pessoal)A publicitária teve dificuldades para se acostumar com o novo corpo e com a imagem que via no espelho; fotos mostram Roberta antes e depois de emagrecer (Foto: Arquivo pessoal)
Junto com a nova dieta, ela resolveu começar a se movimentar. A primeira opção foi a caminhada na rua. “Andava só 20 minutos em uma velocidade baixa e já voltava acabada”, lembra.
Com o tempo, ela foi emagrecendo e ganhando cada vez mais condicionamento físico, o que a fez aumentar a intensidade da caminhada até perceber que já podia entrar na academia. “Faço uma atividade todo dia, inclusive sábado e domingo. Além de caminhar e correr, faço musculação e ando de bicicleta”, conta.
Toda essa mudança valeu a pena e, dois anos depois, ela chegou aos 85 kg. Com 38 kg a menos na balança, ela diz que passou a se sentir melhor fisicamente e psicologicamente. “Nunca tinha percebido o quanto eu cansava subindo uma escada e, com o tempo, fui vendo que estava mais disposta e mais leve”, avalia. “A minha atitude também mudou. Antes, eu me escondia nas fotos, e hoje já sou exibida, me sinto mais à vontade e perdi aquela necessidade de me esconder”, afirma.
A minha atitude mudou. Antes, eu me escondia nas fotos e hoje já sou toda exibida, me sinto mais à vontade e perdi a necessidade de me esconder"
Roberta Carusi
Depois de perder peso, Roberta teve também que mudar todo o guarda-roupa. Com quatro números a menos no manequim, ela resolveu procurar novas peças para valorizar o corpo.
“Antes, eu comprava o que cabia, não o que eu gostava. Depois que emagreci, vi que tinha muito mais opções”, lembra.
A publicitária diz que levou um tempo para se acostumar com a nova imagem que via no espelho. “Mesmo magra, eu ainda me via gorda. Fui processando a ideia até me convencer de que eu tinha mudado fisicamente”, conta.
Além da mudança física, ela teve também mudanças na saúde e conseguiu reverter o quadro da esteatose hepática. “Além da gordura no fígado, na época eu estava pré-diabética e com a pressão alta. Depois, todos meus exames se normalizaram”, conta. Dois anos depois, a luta continua e ela ainda pretende perder mais 2 kg. “Consegui mudar só depois que admiti que sou a única responsável pelas minhas escolhas. Aprendi que escolher o que me faz bem é o único jeito de ser feliz e, por mais difícil que seja, vale muito a pena”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário